quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Buzz Marketing

Similar aos processos de marketing viral, o buzz marketing ainda confunde muitas pessoas em relação ao seu campo de atuação. Para melhor compreensão, adotaremos a idéia de que o buzz - algo como "burburinho", em tradução literal - opera de modo viral, sendo que o propósito é fazer com que determinada campanha seja discutida em diferentes meios.

Os agentes transmissores de informação no buzz marketing são chamados de evangelistas ou vetores. Podem ser classificados, segundo Borges e Calazans (2008), como:
a) Conectores
b) Mavens
c) Persuasores

Modelo estratégico: identificar quem irá propagar a mensagem (vetores), onde irão propagar (meio) e de que maneira é possível estimular esta ação (contexto).

Os evangelistas ou vetores deste tipo de estratégia inter-relacionam-se nas seguintes comunidades:
De objeto - onde uma atividade é realizada com freqüência.
Formal - reunião ocasionada por uma causa ou paixão comum.
Circunstância - locais de encontros frequentes.
Online - As redes sociais da internet

Texto a ser analisado

Será que você é um "evangelista de mídia social" e não sabe?


Plus
Entrevista com Georges Chetochine, o "pai do buzz marketing".

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